Um bom sono pode ajudar a ter melhores resultados na escola!
Porque…
O sono desempenha um papel importante em todas as fases da nossa vida! Esta importância deve-se à multiplicidade das suas funções:
- conservação de energia,
- restabelecimento dos vários sistemas orgânicos,
- regulação da temperatura corporal e da imunidade,
- promoção de funções cognitivas.
Cada uma das funções tem a sua base numa das fases do sono que se distribui ao longo da noite em vários ciclos:
- sono NREM (ajuda-nos a recuperar as energias e é nesta fase que se produz a hormona de crescimento);
- sono REM (Rapid Eye Movements) em que sonharmos, arrumamos ideias, sedimentamos conhecimentos, ficamos com “espaço” para pensar e nos abstrairmos de forma mais fluida no dia seguinte.
Durante a infância, período de intenso crescimento e maturação do sistema nervoso central, a sequência adequada e a duração das fases do sono desempenham um papel essencial na aquisição das funções cognitivas. Numerosos estudos se têm debruçado sobre a relação entre o sono e a capacidade de aprender, demonstrando que a capacidade de memorização e de abstração, a criatividade e fluência verbais são prejudicadas pela redução e qualidade do tempo de sono.
A investigação também sugere que o compromisso infligido pelo défice de sono é tanto maior e mais prolongado quanto mais jovem for a criança.
A Saúde Escolar pode ajudar os pais a compreender a importância de disciplinar os horários de sono dos seus filhos e o importante contributo que estão a dar para o seu sucesso escolar!
Veja o tempo recomendado na tabela ao lado.
A Associação Portuguesa do Sono e a Sociedade Portuguesa de Pediatria explicam tudo na Brochura sobre «Higiene do Sono da Criança e Adolescente»! (http://www.apsono.com/index.php/pt/centro-de-documentacao/centro-de-doc/52-higiene-do-sono-da-crianca-e-do-adolescente)
FONTE: Direção-Geral da Saúde | Direção de Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde | Divisão de Estilos de Vida Saudável