Home » Atividades » Sto. António 2019

Sto. António 2019

No dia 14 de junho, a partir do final da tarde, o Agrupamento de Escolas de Ansião comemorou o encerramento do ano letivo num ambiente festivo onde se sentiu a alegria dos arraiais populares aromatizada pelo cheiro da sardinha assada. Foi a sexta edição da já tradicional Festa de Santo António. Com as portas abertas à comunidade, cumpriu-se um dos objetivos do Projeto Educativo, “Reforçar mecanismos de participação e de envolvimento Agrupamento/comunidade”.

Esta festa é uma atividade que faz parte do Plano Anual de Atividades e envolve os ciclos escolares desde o 1º ao secundário. É planificada e desenvolvida ao longo do ano letivo e no produto final é visível a capacidade de dinamismo e versatilidade de um agrupamento com olhos postos no futuro formativo dos alunos, mas que também não coloca de lado a vivência de tradições como forma de ensinar a preservar o nosso  património cultural. Esta festa proporciona ainda o desenvolvimento de competências complementares às académicas associadas às expressões artísticas. A organizada é da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Ansião e de um grupo de docentes de várias áreas disciplinares que se voluntariam para promover este alegre momento de vida escolar. A Direção colabora e monitoriza todo o planeamento.

Este ano, contou com a participação especial da Associação de Estudantes que dinamizou o concurso “O AEA tem Talento”, tendo a final decorrido neste dia. O concurso contou com o apoio do pelouro da educação da Câmara Municipal.

Durante a festa, além do brilho da sardinha servida pela Associação de Pais do AEA, brilharam também os nossos alunos nos vários momentos da noite. Alunos do 2ºciclo, que formam o grupo “Powerful Dance Kids” mostraram os seus dotes de dançarinos, no inicio da noite.

O momento especial das marchas, que é o mote desta festa, surgiu com a marcha da EB1 de Ansião que rodopiando e cantando proporcionaram a todos uma lição de história e geografia local com a música “A rota do rio Nabão”. O tema surge no âmbito das temáticas desenvolvidas nos Domínios de Autonomia Curricular em torno do elemento natural da terra, “A Água”. A música faz parte do reportório do grupo coral  “Olhos de água” e tem letra e música de António Simões, maestro do grupo. Os arranjos para marcha foram feitos pelo autor e executados musicalmente por jovens nossos alunos e ex-alunos, executantes da Banda da Sociedade Filarmónica Ansianense Sta Cecília, sob a batuta do maestro Simão Castela. A coreografia foi da responsabilidade e cortesia da D.Teresa Tomás, presidenta da Direção do Rancho Infantil Serras de Ansião. Registou-se aqui um bom exemplo de partilha associativa no apoio à Educação do concelho.

 Todos os trajes e adereços das marchas foram idealizados e confecionados dentro do agrupamento, por docentes e assistentes operacionais, com o apoio da Associação de Pais do AEA.

Depois de brilharem as estrelas do 1º ciclo foi a vez dos alunos dos 3º e secundário mostrarem talento na final do concurso já acima mencionado. Desta final, fizeram parte dez momentos talentosos em várias modalidades: dança, voz, acrobática e instrumentistas. O júri foi composto por quatro elementos, o presidente Dr. César Nogueira, maestro e vice-presidente da ESE de Coimbra; o Sr. vereador da Educação, Jorge Paulo Fernandes; o prof. do agrupamento Emídio Domingues e como representante da associação de estudantes, Inês Mendes. A apresentação do desfile de talentos esteve a cargo de Matilde Marques, presidente da AE e da prof. Paula Cotrim. Foram vencedores: no 3º lugar o duo de cantoras Maria e Inês do 9ºano da EB nº2 de Avelar, no 2º o baterista Alexandre Santana do 11ºano e no 1º a voz do Tomás Simões do 10ºano. Todas as participações foram brilhantes e mesmo os que ficaram por selecionar para a final tiveram aqui o seu momento, formando a banda AEA, com a interpretação do tema “This is me”. Todos os momentos de voz tiveram o acompanhamento musical da escola d música DomD’Arte, que também colaborou na organização deste concurso.

Com o pátio repleto de alunos, pais, professores, assistentes operacionais, administrativos e outros amigos da escola, a noite continuou com um animado baile conduzido pelo grupo 4Kapa do qual faz parte o nossos aluno José Miguel Duarte..

Mais uma vez, o Agrupamento de escolas de Ansião marchou, cantou, dançou, praticou desporto e  escreveu história, reforçando que : “aprender com alegria dá gosto e sabedoria!”.

Prof. Paula Simões Cotrim

Check Also

Ansião tem talento

Participaram cerca de 50  alunos distribuídos por v Participaram cerca de 50  alunos distribuídos por …

Oficina de teatro

O clube de Teatro O Mellinho, dinamiza Oficina de teatro com o ator João Pedro …

Projeto “Um dia pela vida” da LPCC

A equipa “A Escola pela Vida” promove Ação de sensibilização.