Sto. António 2019

No dia 14 de junho, a partir do final da tarde, o Agrupamento de Escolas de Ansião comemorou o encerramento do ano letivo num ambiente festivo onde se sentiu a alegria dos arraiais populares aromatizada pelo cheiro da sardinha assada. Foi a sexta edição da já tradicional Festa de Santo António. Com as portas abertas à comunidade, cumpriu-se um dos objetivos do Projeto Educativo, “Reforçar mecanismos de participação e de envolvimento Agrupamento/comunidade”.

Esta festa é uma atividade que faz parte do Plano Anual de Atividades e envolve os ciclos escolares desde o 1º ao secundário. É planificada e desenvolvida ao longo do ano letivo e no produto final é visível a capacidade de dinamismo e versatilidade de um agrupamento com olhos postos no futuro formativo dos alunos, mas que também não coloca de lado a vivência de tradições como forma de ensinar a preservar o nosso  património cultural. Esta festa proporciona ainda o desenvolvimento de competências complementares às académicas associadas às expressões artísticas. A organizada é da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Ansião e de um grupo de docentes de várias áreas disciplinares que se voluntariam para promover este alegre momento de vida escolar. A Direção colabora e monitoriza todo o planeamento.

Este ano, contou com a participação especial da Associação de Estudantes que dinamizou o concurso “O AEA tem Talento”, tendo a final decorrido neste dia. O concurso contou com o apoio do pelouro da educação da Câmara Municipal.

Durante a festa, além do brilho da sardinha servida pela Associação de Pais do AEA, brilharam também os nossos alunos nos vários momentos da noite. Alunos do 2ºciclo, que formam o grupo “Powerful Dance Kids” mostraram os seus dotes de dançarinos, no inicio da noite.

O momento especial das marchas, que é o mote desta festa, surgiu com a marcha da EB1 de Ansião que rodopiando e cantando proporcionaram a todos uma lição de história e geografia local com a música “A rota do rio Nabão”. O tema surge no âmbito das temáticas desenvolvidas nos Domínios de Autonomia Curricular em torno do elemento natural da terra, “A Água”. A música faz parte do reportório do grupo coral  “Olhos de água” e tem letra e música de António Simões, maestro do grupo. Os arranjos para marcha foram feitos pelo autor e executados musicalmente por jovens nossos alunos e ex-alunos, executantes da Banda da Sociedade Filarmónica Ansianense Sta Cecília, sob a batuta do maestro Simão Castela. A coreografia foi da responsabilidade e cortesia da D.Teresa Tomás, presidenta da Direção do Rancho Infantil Serras de Ansião. Registou-se aqui um bom exemplo de partilha associativa no apoio à Educação do concelho.

 Todos os trajes e adereços das marchas foram idealizados e confecionados dentro do agrupamento, por docentes e assistentes operacionais, com o apoio da Associação de Pais do AEA.

Depois de brilharem as estrelas do 1º ciclo foi a vez dos alunos dos 3º e secundário mostrarem talento na final do concurso já acima mencionado. Desta final, fizeram parte dez momentos talentosos em várias modalidades: dança, voz, acrobática e instrumentistas. O júri foi composto por quatro elementos, o presidente Dr. César Nogueira, maestro e vice-presidente da ESE de Coimbra; o Sr. vereador da Educação, Jorge Paulo Fernandes; o prof. do agrupamento Emídio Domingues e como representante da associação de estudantes, Inês Mendes. A apresentação do desfile de talentos esteve a cargo de Matilde Marques, presidente da AE e da prof. Paula Cotrim. Foram vencedores: no 3º lugar o duo de cantoras Maria e Inês do 9ºano da EB nº2 de Avelar, no 2º o baterista Alexandre Santana do 11ºano e no 1º a voz do Tomás Simões do 10ºano. Todas as participações foram brilhantes e mesmo os que ficaram por selecionar para a final tiveram aqui o seu momento, formando a banda AEA, com a interpretação do tema “This is me”. Todos os momentos de voz tiveram o acompanhamento musical da escola d música DomD’Arte, que também colaborou na organização deste concurso.

Com o pátio repleto de alunos, pais, professores, assistentes operacionais, administrativos e outros amigos da escola, a noite continuou com um animado baile conduzido pelo grupo 4Kapa do qual faz parte o nossos aluno José Miguel Duarte..

Mais uma vez, o Agrupamento de escolas de Ansião marchou, cantou, dançou, praticou desporto e  escreveu história, reforçando que : “aprender com alegria dá gosto e sabedoria!”.

Prof. Paula Simões Cotrim

Check Also

ESCOLA ELETRÃO

Debate Municipal Jovem

Influência da Alimentação na nossa Saúde

Trabalhos de alunos do 10º ano realizados no âmbito da disciplina de Educação Física.Estes trabalhos, …