Home » Atividades » Semana da ciência – atividades

Semana da ciência – atividades

Atividades propostas pela Área Curricular de Matemática

• No dia 15 de Janeiro os alunos dos 9º e 10º do curso de Ciências e Tecnologias assistiram à peça de Teatro “Matematix “
• No dia 16 de janeiro, pelas 14h, os alunos de Linguas e Humanidades ouviram falar de Teoria de Grafos (conhecimento adquirido na disciplina de MACS) e da sua importância no planeamento de vários tipos de redes de comunicação, assistindo à palestra “As pontes de Königsberg” conduzida pelo Doutor Adérito Araújo da FCTUC.
O mote para esta palestra é o famoso problema das pontes :
“A cidade de Königsberg é banhada pelo rio Pregel que, ao atravessar a cidade se ramifica formando uma ilha (Kneiphof) que está ligada à restante parte da cidade por sete pontes. Dizia-se que os habitantes da cidade, nos dias soalheiros de descanso, tentavam efetuar um percurso que os obrigasse a passar por todas as pontes, mas apenas uma vez em cada uma. Como as suas tentativas foram sempre falhadas, muitos deles acreditavam que não era possível encontrar tal percurso. Será que tinham razão? “

• Durante a manhã a mesma comunicação foi assistida pelos alunos do 9ºano na Escola Básica nº2 de Avelar.

Na quarta feira , 17 de janeiro foi a vez dos alunos dos 11º e 12ºanos enriquecerem a sua cultura matemática assistindo à conferência “A matemática e a música rock ” pelocomunicada pelo distinto professor da FCTUC, Doutor Jaime Carvalho e Silva
Síntese:

“Existem muitas relações, muitas vezes inesperadas, envolvendo a Matemática. A música Pop e a música Rock têm muito a ver com a Matemática. Muitos grupos vão procurar inspiração em temas matemáticos como os Blue Man Group ou os Tool. Outros glosam temas matemáticos (a sucessão de Fibonacci, a banda de Moebius, o número PI, o número de Ouro, o infinito, os fractais) nas suas músicas e outros escolhem mesmo nomes matemáticos como “MuteMath”, “Moebius Band” ou “InfinitY Minus Zero”. Há um estilo de música conhecido como “Math Rock” onde são usadas relações numéricas para construir a música, com grupos como os Don Cabarello, 65daysofstatic ou Computer Cougar. Até existe em Inglaterra um festival anual de Rock Matemático intitulado ArcTanGent (@ATGFestival). Nesta conferência assistimos,, com música e vídeos, a um pouco da atividade de alguns destes grupos relacionada com a Matemática. “

 

 

 

 

A Companhia de Teatro EDUCA apresentou no CCA a peça de tetro “Matematix”.

No âmbito da Semana da Ciência, dinamizada pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Ansião, a área curricular de matemática convidou a Companhia de Teatro Profissional “Teatro Educa” para apresentar a peça “Matematix”. A atividade foi dirigida aos alunos dos 9º e 10º (Ciências e Tecnologias) do agrupamento.
Com muito humor à mistura e interação com o público a peça visa desmistificar os receios que os alunos, de um modo geral, têm relativamente aquilo que consideram ser uma disciplina difícil, a matemática. Um vírus matemático, “Matematix”, ameaçava tornar o mundo matematicamente ignorante. Teo, uma das personagens, vai enfrentando desafios matemáticos e vence, numa batalha final de conhecimentos matemáticos, a ignorância ameaçadora do vírus.

A companhia profissional de Teatro EDUCA investe, desde 2009, no desenvolvimento cultural direcionado para toda a comunidade escolar desde o pré-escolar ao ensino secundário. Percorre o país e tem vários espetáculos pedagógicos montadas. que estimulam a interação com os alunos e funcionam como um complemento às salas de aula.
Esta atividade de enriquecimento pedagógico e cultural só foi possível graças à parceria estabelecida com a Câmara Municipal e as duas Associações de Pais do Agrupamento que, em conjunto, a financiaram na sua totalidade. A Câmara Municipal disponibilizou também o transporte dos alunos de Avelar.
E assim se vai tratando da “saúde” da Matemática, no AEA.

Vídeo Matematix

Check Also

Semana da ciência

Presépios

Dia Internacional dos Direitos Humanos

Na próxima 3ª feira (dia 12 de dezembro ), a partir das 11.45h, o Clube …