O Agrupamento de Escolas de Ansião ganhou um muito honroso prémio resultante da sua participação no Programa Pedagógico Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu (https://www.facebook.com/EPAmbassadorSchools/): a participação na sessão Youth Parliament no Parlamento Europeu, em Bruxelas, no próximo dia 19 de novembro, com uma comitiva de 16 alunos que já poderão votar no dia 28 de maio de 2019, o dia das eleições para o Parlamento Europeu. Os alunos de Ansião serão os representantes de Portugal!
Cada país da UE far-se-á representar pelo seu grupo de alunos que tomarão os lugares dos membros do Parlamento Europeu nessa sessão plenária, debaterão diversas questões relacionadas com o futuro da Europa e das suas populações e apresentarão ideias para solucionar os problemas que lhes serão colocados.
Os teus colegas pretendem exercer a sua função de representante, num trabalho colaborativo com os seus pares em Ansião. Assim, pedimos-te que contribuas com as tuas ideias para dar resposta às seguintes questões:
1 – Que aulas/disciplinas deverão ser criadas que nos dêem competências para a vida?
2 – Como pode a escola promover a curiosidade, o auto-desenvolvimento e a responsabilidade?
3 – Como garantir o acesso à educação e aos cuidados de saúde de todas as crianças na Europa, independentemente do seu estatuto?
4 – Que perguntas colocarias aos líderes da UE, se houvesse, anualmente, um Q&A (perguntas e respostas)?
5 – Como usar as redes sociais para informar os jovens sobre a importância do voto?
6 – Como criar um software antivírus grátis para os cidadãos da UE?
7 – Como podemos tornar as nossas cidades inteligentes, começando pelos transportes públicos?
8 – Como podemos convencer os jovens eleitores a votar?
9 – Como podemos promover uma vida sem plástico e conseguir financiar a remoção do plástico do fundo dos oceanos?
10 – Como podemos tornar as áreas rurais mais atraentes para os jovens?
Contamos contigo!
Professora Luísa Lopes